Conheça a Minissérie Coco Chanel

Produzida pela França, Inglaterra e Itália a minissérie "Coco Chanel" foi exibida no dia 13 de setembro no canal americano Lifetime com dois episódios. Estrelada por Shirley MacLaine, Malcolm McDowell, Barbora Bobulova, a história traça a vida da estilista francesa de sua juventude ao seu período de glória.

Escrita por Enrico Medioli, de "Era Uma Vez na América", a minissérie tenta reproduzir o período político e social no qual Coco Chanel viveu. Uma das 100 personalidades mais famosas do Século XX, segundo a revista Time, a estilista já teve sua vida retratada em vários momentos e veículos. O primeiro foi em 1969 em um musical da Broadway, "Coco", onde ela foi interpretada por Katherine Hepburn, que foi indicada ao prêmio Tony, o Oscar do teatro. Em 1981 uma nova produção foi lançada. O filme "Chanel Solitaire" foi estrelado por Marie-France Pisier, Timothy Dalton e Rutger Hauer.

Agora, após vários anos sem ser lembrada pela indústria, Coco Chanel ganha cinco novas produções que pretendem contar sua vida e explorar sua personalidade. A primeira é esta minissérie, a segunda é um filme que iniciou as filmagens esta semana. Produzido na França com Audrey Tautou, de "O Fabuloso Destino de Amélie Porlan", o filme irá apresentar a estilista em seu período inicial, sob o título de "Coco Before Chanel". Os demais projetos ainda não tem títulos ou maiores informações, sabe-se apenas que um deles será dirigido por William Friedkin; outro por Daniele Thompson e um terceiro será estrelado por Demi Moore.

Como já comentei aqui, um dos principais objetivos na produção de uma minissérie, é trazer para a televisão versões literárias e biografias de personalidades famosas. Os roteiros originais vieram em um segundo momento. Coco Chanel não só é uma história repleta de intrigas e luta pelo poder e pela fama, típicas de seu universo, a moda, mas, também, tem o peso da história da humanidade e da França, pois ela viveu na época da 2ª Guerra Mundial e teve um romance com um espião nazista.

A estilista iniciou sua carreira nas décadas de 10 e 20 quando revoluciou a moda ao retirar dos acessórios femininos a cinta utilizada até o final do Século 19. Esta servia para marcar a cintura das mulheres e transformou-se em um ritual de passagem entre a infância e a fase adulta (o período da adolescência só foi reconhecido nos anos 50).
O famoso tailleur Chanel surgiu em 1924 e transformou os hábitos das mulheres, tornando-se um figurino essencial no guarda-roupa. Trata-se de uma saia de corte reto, terninho com grandes botões dourados e tendo como acessório um colar de pérolas rente ao pescoço em geral de três voltas. O vestido preto também foi popularizado pela Maison Chanel, que passou a ser utilizado, também, durante o dia, chocando o público e tornando-se capa da terceira edição da revista Playboy.

Uma das mais copiadas estilistas, Chanel também lançou-se no ramo de jóias e perfumes, transformando o Chanel No. 5, criado em 1921 por Ernest Beaux, um dos mais caros e importantes da indústria.

Com a Guerra, Chanel fechou sua Maison em 1939 e passou a viver no Hotel Ritz, que tornou-se sua residência por 30 anos. Foi neste período que ela manteve uma relação com o oficial alemão Hans Gunther von Dincklage, considerado espião nazista. Em 1945 ela mudou-se para a Suíça, voltando à França em 1954 onde reiniciou sua carreira de estilista. A princípio foi mal recebida, mas logo sua personalidade e sua determinação a tornaram, novamente, a maior estilista que a França já teve. Chanel morreu em 1971 aos 87 anos.

Dirigido por Christian Duguay a história da minissérie tem início em um orfanato, onde Coco cresceu nas proximidades de Paris e segue traçando a história da França, da sociedade feminina e da estilista. Sua luta inicial para estabelecer-se, o sucesso de suas criações, as transformações culturais que promoveu, seus romances, sua experiência na guerra e seu retorno à França e a retomada de sua carreira aos 60 anos de idade. Por ter apenas dois episódios, não esperem uma narrativa detalhista ou completa. Todo o figurino utilizado na minissérie foi recriado pelo estilista Stefano de Nardis com base nas criações da Maison Chanel e aprovado por Kurt Lagerfeld, responsável pela obra de Chanel.

Este é o segundo trabalho de Shirley MacLaine em uma série, ou minissérie de TV, no elenco fixo. Tendo iniciado no teatro, estreou na televisão em 1955 em duas telepeças do teleteatro "Shower of Stars". No mesmo ano estrelou o filme de Alfred Hitchcock, "O Terceiro Tiro/The Trouble With Harry". A partir daí seguiu com uma carreira no cinema, voltando à TV em 1972 para estrelar a série "Shirley´s World", produzida na Inglaterra, na qual interpretou uma jornalista fotográfica que viajava pelo mundo. A comédia teve apenas 17 episódios. MacLaine voltou em 1998 para narrar um episódio de "Stories of My Childhood", desenho animado. E, agora, com "Coco Chanel".
A verdadeira Coco Chanel

Comentários

Unknown disse…
Excelente post!!!

Você se supera a cada dia Fernanda...

Fantástica essa iniciativa. Adorei.

Tinha que ser Européia.

Aguardo ansiosamente a exibição. Por qualquer meio. rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)